13 de março de 2011

Militão Augusto de Azevedo - Beatriz 8F/01

Militão Augusto de Azevedo nasceu no Rio de Janeiro em 1837 e morreu em São Paulo no ano de 1905.

Legenda: Militão Augusto de Azevedo

            Desenvolveu a carreira de ator e cantor lírico e em seguida a carreira de fotógrafo, na Companhia Joaquim Heleodoro, com quem se mudou para São Paulo, aos 25 anos de idade. Ainda na década de 1850, começou a trabalhar como retratista para o ateliê Carneiro & Gaspar.
            Com sua experiência no teatro, Militão desenvolveu um estilo único de fotografar, o que o diferenciou dos outros fotógrafos. Enquanto a maioria dos fotógrafos da época se dedicavam a retratos, Militão teve uma liberdade artística e criativa ao destinar seu trabalho a paisagens urbanas.

Legenda: Várzea do Tamanduateí

            Em 1875 ele criou um estúdio chamado Photographia Americana onde recebia uma clientela mais popular, além do preço mais baixo da concorrência. Mesmo com a popularidade, Militão decidiu vender seu estúdio, incentivado por sérios problemas comerciais.
            Quando viajou à Europa, foi estimulado pela febre de álbuns sobre cidades européias e decidiu criar seu próprio.

            Militão foi um dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Foi um dos retratistas mais produtivos, com mais de 12.500 retratos comprovados ao longo de seus 25 anos de carreira.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Militão_Augusto_de_Azevedo http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2804&cd_idioma=28555&cd_item=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário